Otimização
Customer Journey: a nossa viagem com o cliente
Desenhar um diagrama de Customer Journey é colocar de forma esquemática dois conceitos simples:
- AS ETAPAS DO CLIENTE- Mapear as fases vividas pelos Clientes, num percurso que se inicia quando toma a consciência da existência da Empresa/produto ou da sua própria necessidade, até à realização da compra ou, com alguma ambição, até que realize uma recomendação sobre a nossa empresa, produtos ou serviços.
- OS CONTACTOS COM O CLIENTE Para cada uma dessas etapas, identificar os pontos de contacto com a nossa empresa, e identificar onde podemos impactar positivamente
Os 5 Estágios da Jornada do Cliente
- Descoberta O Cliente descobre o produto/serviço. Nesta fase as características do produto ou o serviço não são relevantes, apenas toma conhecimento que existe o produto para a necessidade que tem.
- Consideração O Cliente quer comprar e considera várias opções e é importante que conheça a nossa marca/oferta para uma possível compra. Quer conhecer as características dos produtos e os seus pontos fortes.
- Compra Na fase da compra, independente do canal (online/loja física), é importante que não existam fatores de travão à compra (não atendimento, mau atendimento, falta de stock, sistema lento…). O mote é “facilitar a compra”.
- Retenção Deve-se manter uma comunicação com o Cliente logo a seguir à compra, questionando-o sobre a satisfação com o nosso produto/serviço, dando feedback, apresentando soluções e incentivando-o a realizar novas compras.
- Recomendação É a cereja em cima do bolo. Como resultado da boa experiência tida connosco e com o(s) nosso(s) produto(s) e serviço(s), e com o nosso impulso, é possível que os Clientes satisfeitos nos recomendem, promovendo a marca e influenciando outros potenciais Clientes indecisos.
Objetivos: melhorar a experiência do Cliente envolvendo a organização
Com cada etapa bem definida, é possível identificar os pontos de contacto (“touchpoints”) do Cliente com a nossa Empresa e a área responsável por esse contacto, que promoverá as melhorias necessárias para garantir a melhor Experiência do Cliente em cada passo dado, convencendo-o que somos a sua melhor opção.
Ou seja, quando bem realizada e de forma consequente (mobilização interna), a Jornada do Cliente é uma ferramenta de auxílio às vendas, e uma ótima base para a conquista e a fidelização de Clientes.
Em resumo:
- Estudamos o comportamento do Cliente e os pontos de contacto com a Empresa.
- Envolvemos a organização para que melhore os pontos de contacto com o Cliente.
- Melhoramos a experiência que o Cliente tem connosco para que sejamos a sua opção
Quantos mais pontos de contacto tem o Cliente, mais importante e envolvente é o Customer Journey
Descarregue o Diagrama de Customer Journey
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Ricardo Hermenegildo
Founder & Client Advisor at Boost 360
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