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Estratégia

Diagnóstico e soluções de Marketing em 6 pontos

Numa pequena ou média empresa, é possível que dedique “menos tempo” ao negócio e mais tempo a tentar concretizar negócios. Os recursos são hoje genericamente escassos e podem existir várias razões para que as vendas não disparem ou não estejam a ir pelo caminho que desejaria.

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Quando assim é, o Gestor tem de “parar” um pouco e investir tempo a realizar um diagnóstico de marketing!

O que pode esperar de um diagnóstico de Marketing:

  • Como eleger e aplicar o esforço nos produtos certos
  • Como explorar caminhos mais rentáveis
  • Como rentabilizar o seu orçamento de marketing
  • Como compatibilizar os seus processos marketing-comerciais
  • Como potenciar as suas equipas
  • Como está a relação com os seus Clientes

Os entregáveis do Diagnóstico

Produtos

Como eleger e aplicar o esforço nos produtos certos

Analisar a cadeia de valor dos produtos, identificando os mais rentáveis e os que têm mais potencial através de métricas reais, resultado das vendas, condições de comercialização e das compras realizadas. Analisar as soluções de marketing utilizadas e medir a sua rentabilidade. Realizar e apresentar análises ABC dos resultados.

Clientes-alvo e canais

Como explorar caminhos mais rentáveis

Analisar a carteira de Clientes. Identificar potenciais necessidades de ajustes ao Cliente-alvo compatibilizando-o com a estratégia ABC resultante ao nível do produto. Estudar os canais adequados para o produto/Cliente-alvo com critérios operacionais (estrutura operacional da empresa) e financeiros (investimentos adaptados à dimensão do negócio).

Otimização orçamental

Como rentabilizar o seu orçamento de marketing

Analisar o orçamento existente para as atividades de Marketing (inclui gestão do produto), com objetivos de identificar potenciais redireccionamentos dos canais menos rentáveis para os mais rentáveis, e eventuais necessidades de investimento ou benefícios com a redução de custos.

Processos

Como compatibilizar os seus processos marketing-comerciais

Analisar e propor a introdução ou alteração de processos que visem perseguir de forma mais eficiente os objetivos traçados. Analisar a Compatibilização dos processos existentes face às necessidades de alinhamento de marketing e estratégico entre as diferentes equipas. Identificar processos de interações com Clientes e propor melhorias.

Resposta da equipa

Como potenciar as suas equipas

Envolver desde a primeira hora as equipas, para gerar a necessária cumplicidade nas eventuais propostas de alteração de processos e de estratégia. Identificar potenciais necessidades de formação para os desafios de marketing-comercial da Empresa. Realçar as soluções de comunicação que contribuem para promoção e o envolvimento das equipas.

Experiência do Cliente

Como está a relação com os seus Clientes

Utilizar todas as análises realizadas para propor melhorias ao nível dos processos - utilizando a cadeia de valor e a capacidade de resposta das equipas - que visem a melhor experiência do Cliente, garantindo a sua proteção (RGPD), uma melhor relação com a Empresa (Centrada no Cliente) e satisfação (Marketing da Relação e serviços disponíveis)

2/9/2021

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Ricardo Hermenegildo

Ricardo Hermenegildo

Founder & Client Advisor at Boost 360

  • Excelência Operacional de Marketing
  • Estratégia Comercial
  • Estratégia de Marketing
  • Coordenação de Vendas
  • Comunicação Comercial
  • Gestão de Equipas
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