Estratégia
Diagnóstico e soluções de Marketing em 6 pontos
Numa pequena ou média empresa, é possível que dedique “menos tempo” ao negócio e mais tempo a tentar concretizar negócios. Os recursos são hoje genericamente escassos e podem existir várias razões para que as vendas não disparem ou não estejam a ir pelo caminho que desejaria.
Quando assim é, o Gestor tem de “parar” um pouco e investir tempo a realizar um diagnóstico de marketing!
O que pode esperar de um diagnóstico de Marketing:
- Como eleger e aplicar o esforço nos produtos certos
- Como explorar caminhos mais rentáveis
- Como rentabilizar o seu orçamento de marketing
- Como compatibilizar os seus processos marketing-comerciais
- Como potenciar as suas equipas
- Como está a relação com os seus Clientes
Os entregáveis do Diagnóstico
Produtos
Como eleger e aplicar o esforço nos produtos certos
Analisar a cadeia de valor dos produtos, identificando os mais rentáveis e os que têm mais potencial através de métricas reais, resultado das vendas, condições de comercialização e das compras realizadas. Analisar as soluções de marketing utilizadas e medir a sua rentabilidade. Realizar e apresentar análises ABC dos resultados.
Clientes-alvo e canais
Como explorar caminhos mais rentáveis
Analisar a carteira de Clientes. Identificar potenciais necessidades de ajustes ao Cliente-alvo compatibilizando-o com a estratégia ABC resultante ao nível do produto. Estudar os canais adequados para o produto/Cliente-alvo com critérios operacionais (estrutura operacional da empresa) e financeiros (investimentos adaptados à dimensão do negócio).
Otimização orçamental
Como rentabilizar o seu orçamento de marketing
Analisar o orçamento existente para as atividades de Marketing (inclui gestão do produto), com objetivos de identificar potenciais redireccionamentos dos canais menos rentáveis para os mais rentáveis, e eventuais necessidades de investimento ou benefícios com a redução de custos.
Processos
Como compatibilizar os seus processos marketing-comerciais
Analisar e propor a introdução ou alteração de processos que visem perseguir de forma mais eficiente os objetivos traçados. Analisar a Compatibilização dos processos existentes face às necessidades de alinhamento de marketing e estratégico entre as diferentes equipas. Identificar processos de interações com Clientes e propor melhorias.
Resposta da equipa
Como potenciar as suas equipas
Envolver desde a primeira hora as equipas, para gerar a necessária cumplicidade nas eventuais propostas de alteração de processos e de estratégia. Identificar potenciais necessidades de formação para os desafios de marketing-comercial da Empresa. Realçar as soluções de comunicação que contribuem para promoção e o envolvimento das equipas.
Experiência do Cliente
Como está a relação com os seus Clientes
Utilizar todas as análises realizadas para propor melhorias ao nível dos processos - utilizando a cadeia de valor e a capacidade de resposta das equipas - que visem a melhor experiência do Cliente, garantindo a sua proteção (RGPD), uma melhor relação com a Empresa (Centrada no Cliente) e satisfação (Marketing da Relação e serviços disponíveis)
Ricardo Hermenegildo
Founder & Client Advisor at Boost 360
- Excelência Operacional de Marketing
- Estratégia Comercial
- Estratégia de Marketing
- Coordenação de Vendas
- Comunicação Comercial
- Gestão de Equipas